quarta-feira, janeiro 25

* São Paulo - o fim das sacolas plásticas!

 A partir de 25 de janeiro, supermercados associados à APAS (Associação Paulista dos Supermercados) prometem recolher as sacolas plásticas descartáveis de suas lojas em todo o Estado de São Paulo. A medida faz parte da campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, que pretende mobilizar os consumidores a utilizar alternativas mais sustentáveis ao carregarem suas compras. O Ministério do Meio Ambiente estima que sejam consumidas 33 milhões de sacolas plásticas por dia em todo o país.
Grandes redes como Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e Sonda orientam consumidores; já lojas Montana Express adotarão sacolas de papel.

Para ajudar a divulgar a campanha e sensibilizar os paulistanos sobre a importância de substituir as sacolas plásticas por outras reutilizáveis, a APAS começou a espalhar, a partir do dia 16, obras assinadas pela Attack Intervenções Urbanas, do artista Eduardo Srur. São esculturas de sacolas gigantes – com mais de 4 metros de altura – que ficarão expostas por um mês em 11 pontos estratégicos da cidade, como Parques Ibirapuera e Villa Lobos, avenida Paulista e centro da capital.
A suspensão da entrega das sacolinhas plásticas foi estabelecida por meio de um Termo de Cooperação assinado com o Governo do Estado de São Paulo em maio de 2011. Depois disso, representantes da APAS passaram a percorrer os municípios paulistas atrás de apoio de prefeitos e outra autoridades. A Prefeitura de São Paulo aderiu oficialmente à campanha no dia 15 de dezembro. 
No mesmo dia, foi confirmada a adesão das três grandes redes – Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart -, contribuindo para que mais de 1,7 bilhão de sacolas descartáveis deixem de ser distribuídas em suas 600 lojas no estado. A rede Sonda, com 24 lojas na grande São Paulo, também entrou na campanha. No total, os supermercadistas associados à APAS somam 2.600 lojas em todo o Estado. 

- Informações fornecidas pela Agência de Proteção Ambiental revelam que são consumidos anualmente entre 500 bilhões e um trilhão de sacos plásticos ao redor do mundo.

- Menos de 1% dos sacos é reciclado. É mais caro reciclar um saco do que produzir um novo.
- “Existe uma economia áspera por trás da reciclagem dos sacos plásticos. Processar e reciclar uma tonelada de sacos custa U$ 4000. A mesma quantidade de sacos é vendida no mercado de matérias-primas a U$ 32”. (Jared Blumenfeld, Diretor do Departamento de Meio Ambiente em São Francisco.)

- Os sacos encontram o caminho para o mar nos bueiros e encanamentos.

- Os saquinhos plásticos se fotodegradam: com o passar do tempo se decompõe em petro-polímeros menores e mais tóxicos, como é o caso das sacolas plásticas oxibiodegradáveis.

- Partículas ou mesmo sacos plásticos podem entrar para a cadeia alimentar e o efeito a vida silvestre pode ser catastrófico.
- Cerca de 200 diferentes espécies de vida silvestre e marinha, incluindo baleias, golfinhos, focas e tartarugas morrem por causa dos sacos plásticos.








 


Também os animais silvestres, todos podem confundir com alimento.




















- Se usamos uma bolsa de tecido, podemos economizar 6 saquinhos plásticos por semana ou seja, 22.176 sacos ao longo da vida.

- Se apenas 1 de cada 5 pessoas neste país fizesse isso, economizaríamos 1.330.560.000.000 sacos plásticos durante nossas vidas.
- Os sacos plásticos são feitos de polietileno: um termoplástico que se obtém a partir do petróleo.

- Reduzindo o uso dos sacos plásticos diminuirá o consumo de petróleo, recurso não renovável que gera tantos conflitos...

- A China economizará 37 milhões de barris de petróleo por ano graças à proibição dos sacos plásticos gratuitos. 
A OPÇÃO É SUA, O PLANETA É NOSSO
(http://www.ecologicpack.com.br/porqueusar.aspx)

Até aí, perfeito! As sacolas provocam danos ao meio ambiente e TEMOS TODOS que colaborar, a população, o comércio e a indústria. A propósito, qual será a colaboração do comércio que passa a cobrar R$0,20 pelas sacolas biodegradáveis? E a indústria, passará a utilizar materiais alternativos, já que o plástico está presente em grande parte das embalagens, principalmente da indústria alimentícia?

E os sacos de lixo, aqueles pretões, ou azuis, como queiram, que agora, na falta das sacolinhas de supermercado, todos compraremos, poluem menos?

Eu uso as eco bags já tem alguns anos, desde que surgiu essa discussão dos danos do plástico ao meio ambiente, mas, confesso, impossível colocar todas as compras na sacola de tecido sem separar os congelados, os secos, os molhados, os produtos de limpeza, em sacolas plásticas, que não resistiria, uma só, ao peso desses produtos. Mesmo continuando a usá-las, entendo que contribuo para a diminuição do consumo.


Vamos combinar, as ecobags podem ser bem charmosas

Mas...,  VINTE CENTAVOS CADA SACOLA BIODEGRADÁVEL? Que acordo foi esse com as grandes redes de supermercados? Quanto ganharão com o não fornecimento das sacolas plásticas?

Um comentário:

  1. Estou hoje esperando o ônibus, chega uma senhora com bolsa (sempre grande!..rs), casaco, um pote de margarina e 6 litros de leite longa vida dentro de uma caixa!!!! Reclamando: Como ia fazer para entrar no ônibus? O supermercado já não dá sacolas e ela que vem do trabalho não tinha como carregar..rs
    Ia tomar o mêsmo ônibus que eu, ajudei, enfiei três leites na minha bolsa mais o pote de margarina..rs e sortuda achou uma amiga que se encarregou de ajudá-la quando desceu!
    Imagino o perreio do pessoal por aí até se acostumar com a idéia!!!
    Toda atrapalhada resmungou: Maldito Kassab!!!
    Concordei!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e participação.