terça-feira, abril 24

* A surpreendente São Tomé das Letras


O povoamento de São Thomé das Letras começou em 1770, quando teve início a construção da capela de São Thomé, por causa de uma misteriosa aparição do santo a um escravo na gruta localizada no centro da cidade. Durante as obras de construção da Igreja, foram encontradas diversas pinturas em tom avermelhado na entrada da gruta. Acreditava-se que estas marcas foram deixadas pelo santo, como prova de sua aparição.   





Historiadores atribuem essas pinturas aos índios Cataguases, antigos habitantes da região, outras pessoas preferem acreditar que foram efetuadas por seres extraterrenos, vindos das estrelas pelo caminho de "Sumé". O nome "Letras" partiu da existência dessas inscrições. 
Atualmente, a grande atração turística de São Thomé das Letras vem de suas cachoeiras, trilhas, grutas e muito misticismo, encontrados nessa cidade no sul de Minas Gerais. O Mirante de Pedras possibilita uma visão aérea de 360º da cidade e um belo vale, na Pirâmide existem diversos relatos da aparição de discos voadores, a Gruta do Carimbado desvenda os mistérios de civilizações e caminhos subterrâneos e acredite: seu carro vai subir sozinho, a Ladeira do Amendoim. De clima agradável o ano inteiro, São Thomé das Letras é um ótimo destino para quem procura programas junto à natureza.


Pirâmide
Uma cidadezinha no alto de uma montanha "nevada", no sul do Estado de Minas Gerais, guarda muitos segredos. São Thomé é pródiga em histórias e belezas naturais que despertam a atenção das mais diferentes pessoas, de místicos a céticos, de ufólogos a trekkings.


    Seus mais antigos moradores parecem não entender o que atrai tantos visitantes e seguem suas vidas despretensiosamente, tentando ser indiferentes ao frenesi dos turistas que chegam de todas as partes, principalmente nos finais de semana e feriados prolongados.
 Visitantes mais insólitos também têm presença garantida dentro deste mosaico que forma a mística São Thomé. Várias aparições de OVNIs e/ou contatos telepáticos, inclusive com intraterrenos, foram experimentados por estudiosos e esotéricos, que buscam na paisagem montanhosa o cenário perfeito para essas manifestações. Para Oriental Luiz Noronha, que estuda o misticismo da região e mora em São Thomé, o pico das aparições se deu em 1982 e 1986. Ele mesmo relata um em livro o contato com extraterrestres, além de ter documentado algumas aparições em fotos e vídeo.




 Muitos grupos esotéricos têm sede em São Thomé das Letras, compartilhando a crença de que a cidade tem uma energia especial e será testemunha de grandes transformações na virada do novo milênio: o advento da era de aquário. De acordo com Ana Branco, da Sociedade Brasileira de Eubiose, por volta de 2005 haverá a manifestação Avatárica. Avatares são seres que trazem ensinamentos importantes, como foi o caso de Buda, Cristo, Maomé, Krishna etc. "São Thomé é um dos sete chacras (pontos de entrada e saída de energia) do planeta, que atualmente estão vibrando em 8 cidades do sul de Minas". Além da Eubiose, existem também outros grupos de estudiosos na região: Fundação Harmonia, Movimento Gnóstico etc.



Há quem diga que é preciso separar o que pode ser verdade daquilo que é pura mentira, imaginação. Esta afirmação parece até lógica a quem nunca visitou a cidade. Aos que voltam ou resolvem ficar nesta pacata cidade resta a pergunta: será que isto é realmente possível em São Thomé das Letras?


 Formações rochosas tomam as formas mais inusitadas- Pedra da  Bruxa.
Conheci São Tomé num mês de agosto de um ano qualquer. Venta muito, tem redemoinho e fala-se muito sobre sacis pererês por lá. Muitos riachos e quedas dágua, sempre muito frias contrastando com o sol muito quente. Edificações surpreendentes, em pedras, por toda a cidade. Destaque para a deliciosa e farta comida mineira, para o aconchego e a tranquilidade do amistoso povo das Minas Gerais.


Somos o que temos a oportunidade de viver e eu sou grata à vida pela oportunidade de ter conhecido lugares tão agradáveis e surpreeendentes, aqui mesmo no Brasil.





8 comentários:

  1. Eita quanta beleza nesse Brasilzão, viu? rs

    Olha, llManuh, vou te contar uma coisa, se eu conhecer 1% do que você já conheceu desse país, eu me considerarei feliz para o resto da vida! Pena que eu sou meio medroso e não tenho muita coragem para encarar horas e horas de estrada ou pior: vôos de avião! O jeito é apelar para o Google Earth ou a minha canoa de Lego! rss

    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, se eu conhecesse 1% desse país, só estaria faltando 99%! rsss Conhecer esse país é o meu grande sonho de consumo! Não é tão difícil quanto parece, hoje com a grande oferta das empresas aéreas, ficou ainda muito mais fácil. Mas sempre tem lugares muito próximos, adoráveis, é ter olhos para ver. Ah, sim, disposição para andar muito e se adaptar as condições de cada lugar.
    Obrigada,

    Beijos meus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, querida, pra eu ter tempo de conhecer 1% desse país, eu precisaria viver de renda (não, não quero ser costureiro, rss), porque o que eu gasto com trabalho e estudo me tomam quase 99% do meu tempo! Talvez quando eu ganhar na loteria ou estiver aposentado (xii, isso vai demoraaaar), aí eu possa conhecer melhor o país. Por enquanto, o jeito é ficar babando na tela do monitor ou torcer pro pessoal do Balão Mágico me dar uma carona.
      E a minha canoa de Lego está encalhada na minha banheira porque o ICMS tornou o custo das peças acima do previsto rsrs

      Bye-bye.

      Excluir
  3. Dona IIManuh, fiquei tão encantado com a cidadezinha de São Tomé das Letras que decidi realizar a cerimonia religiosa e a festa do meu casamento nesta fantástica cidade. Se Deus quiser, em meados do ano que vem estou indo para São tomé das Letras iniciar os preparativos. Obrigado dona IIManuh! adorei o post, as fotos são lindas. A senhora não é deste mundo, beijo no coração. Paulão Pedreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulão Pedreira, me chamando de dona llManuh..., será que é quem eu estou pensando? E vai casar? Onde ficam as promessas de amor eterno? ahahahahahahahahah...
      Amigo, eu considero São Tomé das Letras um passeio imperdível, um cenário inusitado, e nem falei da ladeira do amendoim, onde os carros sobem a ladeira sozinhos...rss
      "Ladeira do amendoim: localizada próxima a Gruta do Carimbado, é um fenômeno único no mundo, em que um forte campo magnético não só enlouquece bússolas, como faz com que veículos pesados com o motor desligado SUBAM a ladeira como que puxados por um ímã. Físicos consideram o fenômeno explicável, mas ninguém consegue entender como pode o campo magnético ser tão forte.
      Novamente os ufologistas têm sua explicação, dizendo que a Gruta do Carimbado seria a entrada de uma base alienígena subterrânea, e que suas fontes de força ainda estariam operantes sob o solo, gerando este campo energético único no mundo."

      Quero um convite para esse casamento, nem que seja para a noiva..rsss
      Beijos e carinhos...Obrigada!

      Excluir
  4. Faltou falar do Ventania!!!Só para Loucos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a ventania!!! Vou aproveitar o gancho de loucura e vou contar um "causo"... Nos redemoinhos, dizem, circulam os sacis Pererê!!
      Daí um amigo meu testemunhou a ação de um! rss Me contou ele, que chegando a um camping logo depois de um feriado prolongado, lá em São Tomé, claro, ficou desolado com a sujeira do espaço onde deveriam montar a barraca.. Papéis, embalagens, folhas, galhos, resto de comida.. Cansados da viagem, ele e os amigos sentaram no chão para fumar um cigarrinho, sabe-se lá qual, antes da empreitada de limpar o espaço.. Eis que uma ventania inesperada varreu o camping, obrigou-os a fecharem os olhos para proteger da areia.. Logo depois, a ventania como veio, foi embora e todo o lixo aparecia juntado num canto... Até hoje ele jura que foi obra do saci Pererê..rss
      Não custa acreditar! rss.
      Obrigada pela sua visita!
      Beijos meus

      Excluir
  5. Para quem está com saudade de São Thomé das Letras…
    Semana Santa está chegando, um dos feriados mais mágicos da Montanha Encantada, que tal acabar com esta saudade ou aquela curiosidade de conhecer este cantinho tão especial do Planeta?
    Aluguel de casas, reservas de hospedagem em hotéis, casas, pousadas ou camping, na cidade ou na zona rural, pertinho das cachoeiras e pontos turísticos da cidade.
    Oferecemos um serviço de "amigos de viagem", encontramos um cantinho com a sua cara e que caiba em seu bolso, oferecemos guias ou indicações para passeios, vivências místicas, ufológicas, lugares para refeições, compras e as melhores baladas na Montanha Encantada de acordo com seu perfil.
    Ligue Djhá!!!!! Whatsapp 35 99916 0218
    Vem pra São Thomé!!!!!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e participação.